As 10 Melhores Cidades do Brasil para se Viver

sao caetano do sul

Escolher uma ou mais cidades no Brasil para estruturar sua carreira e uma vida tranquila pode ser um tanto complicado, ainda mais em um país em crise financeira e política. Mesmo assim, existem ótimos lugares para se visitar ou mesmo se mudar definitivamente. Todo ano, a ONU escolhe as 10 melhores cidades do brasil para se viver. As opções oferecem possibilidades únicas, tanto profissionais como em qualidade de vida como um todo.

Para mostrar o quanto o país ainda pode ser próspero, separamos 10 das melhores cidades no Brasil com maior qualidade de vida.

A) Ranking da ONU

A ordem leva em consideração os índices de pesquisa da ONU, que anualmente traz resultados atualizados quanto alguns aspectos, entre os principais estão:

  • Saúde.
  • Educação.
  • Segurança.
  • Saneamento.

B) Como ter uma melhor qualiade de vida?

Nosso corpo é uma maquina, cuidando bem dela fará com que ela dure mais tempo. Por isso, criamos um infográfico com 12 super sobre o que você poderá fazer para viver melhor e viver mais tempo. Veja a seguir:

Longevidade

Outros diversos fatores importantes também são considerados para uma boa qualidade de vida. Vamos a lista:

C) As 10 Melhores Cidades do Brasil para se Viver

1 – São Caetano do Sul

São Caetano do sul - Melhores Cidades do Brasil

  • Estado: São Paulo
  • População: 150 mil habitantes

Se você procura por uma vida pacata, mas ainda assim com diversas opções de lazer e de infraestrutura, uma outra cidade paulista pode interessá-lo, e esta mais próxima da capital. São Caetano do Sul é uma das melhores opções para quem busca uma educação de qualidade, e boas oportunidades de trabalho. Uma das grandes características da cidade é seus cuidados com a terceira idade, repleta de opções para os mesmos em saúde e educação, com um programa de ensino superior dedicado totalmente a eles.

2 – Águas de São Pedro

Águas de São Pedro - Melhores Cidades do Brasil

  • Estado: São Paulo
  • População: 2,7 mil habitantes

É curioso como as melhores cidades com qualidade de vida no Brasil estão um pouco longe dos centros mais conhecidos. Águas de São Pedro, no interior de São Paulo, é uma dos lugares preferidos por quem procura por uma vida tranquila e pacata. Com uma diversidade incrível de vida natural, a cidade tem como seu grande foco o turismo, sendo ótimo tanto para passar uma temporada, como viver de forma permanente.

3 – Florianópolis

Florianópolis - Melhores Cidades do Brasil

Acabar com o zumbido no ouvido
  • Estado: Santa Catarina
  • População: 250 mil habitantes

A capital catarinense é outra considerada excelente para morar por sua combinação de boas ofertas de negócios, moradia, e ótima qualidade de vida em geral. Também localizada em uma ilha, “Floripa” como é chamada por boa parte dos habitantes compete quase que diretamente com São Caetano do Sul em termos de investimentos na terceira idade – a expectativa de vida por aqui chega aos 77 anos.

4 – Vitória

Vitória - Melhores Cidades do Brasil

  • Estado: Espírito Santo
  • População: 350 mil habitantes

Você deve estar se perguntando: o que há para fazer em Vitória? Apesar de não ter o mesmo destaque que as outras capitais na região Sudeste, Vitória é uma verdadeira joia do Espírito Santo. Localizada em uma ilha, a cidade oferece muitas opções de lazer principalmente para quem gosta de ar livre. Suas reservas naturais e praias são excelentes, fazendo da vida aqui muito mais animada. Para quem busca sossego sem sair das grandes cidades, Vitória é o lugar.

5 – Balneário Camboriú

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Balneário camboriú - Melhores Cidades do Brasil

  • Estado: Santa Catarina
  • População: 108 mil habitantes

Com atividades variadas ao ar livre, uma população não tão grande, e boas oportunidades de trabalho, Balneário Camboriú é uma das cidades com maior qualidade de vida do Brasil. Seu custo de vida pode ser um pouco acima da média, mas as oportunidades para quem deseja sair dos grandes centros compensam e muito.

6 – Santos

Santos - Melhores Cidades do Brasil

  • Estado: São Paulo
  • População: 434 mil habitantes

Para quem curte as praias do litoral paulista, e busca por uma boa oportunidade para morar sossegado, Santos é um dos melhores lugares em relação a qualidade de vida. Além da natureza, a cidade paulista tem ótima qualidade na educação e segurança, e boas oportunidades de emprego.

7 – Niterói

Niterói - Melhores Cidades do Brasil

  • Estado: Rio de Janeiro
  • População: 488 mil habitantes

O estado do Rio de Janeiro já passou por dias melhores, mas uma de suas cidades mais famosas continua entre as melhores do país em qualidade de vida. Niterói, também chamada de “Cidade Sorriso”, é considerada um dos grandes centros comerciais e industriais do estado, servindo tanto como uma ponte entre a capital, como um polo próprio nos setores imobiliários. Para quem deseja começar o próprio negócio, aqui está uma boa opção.

8 – Joaçaba

Joaçaba - Melhores Cidades do Brasil

  • Estado: Santa Catarina
  • População: 27,1 mil habitantes

Para quem procura por um lugar mais modesto em Santa Catarina, e quer opções mais tranquilas tanto em custo de vida como na qualidade da mesma, Joaçaba é um local perfeito. Além de contar com suas próprias opções de trabalho, lazer e educação, a cidade é um verdadeiro centro econômico do meio-oeste do estado, servindo como ponto de referência para outras cidades da região.

9 – Brasília

Brasília - Melhores Cidades do Brasil

  • Estado: Distrito Federal
  • População: 2,5 Milhões habitantes

A capital brasileira é muito mais do que seus centros políticos questionáveis. Com ótimos pontos turísticos, uma infraestrutura bem projetada, e boas opções com relação a segurança e bem-estar, Brasília é uma ótima opção para quem busca estabilidade financeira e boas possibilidades de carreira. Mas fique atento: com seu clima seco ao longo do ano, é bom se preparar com relação a saúde.

10 – Curitiba

Curitiba - Melhores Cidades do Brasil

  • Estado: Paraná
  • População: 1,8 Milhões habitantes

A capital paranaense está sempre figurando nas listas de melhores cidades para se viver no Brasil. Além de contar com uma ótima infraestrutura, Curitiba é uma das cidades mais responsivas em termos ecológicos, com uma boa arborização e diversos pontos de preservação ambiental. Com boas possibilidades de lazer e de negócios, principalmente na área tecnológica, Curitiba é o lugar para você.

Acabar com o zumbido no ouvido

Outras 3 Cidades com Excelente Qualidade de Vida

As cidades a seguir já fizeram parte das 10 primeiras da ONU e perderam posição no ranking, mas nem por isso deixaram de ter sua qualidade de vida. Se você não quer lugares tão badalados, aqui vão mais algumas opções.

1 – Nova Lima (17º)

Nova Lima

  • Estado: Minas Gerais
  • População: 88 mil habitantes

Minas Gerais possui uma série de cidades interessantes em sua região metropolitana. Além de Belo Horizonte, que já iremos falar adiante, Nova Lima se destaca por ser um dos melhores lugares para se morar em termos de qualidade de vida. Além de ótimas opções de lazer, a cidade é tranquila para moradia, enquanto a maior parte dos seus habitantes estão trabalhando na capital próxima. Para quem deseja um refúgio dos grandes centros urbanos, aqui está um ótimo exemplo.

2 – Belo Horizonte (20º)

Belo Horizonte

  • Estado: Minas Gerais
  • População: 2,5 milhões habitantes

Considerada uma das cidades mais ricas do Brasil, Belo Horizonte reúne tudo o que estado tem de melhor em termos de qualidade de vida. Boas opções de educação, saúde, grandes oportunidades de emprego sobretudo nas áreas tecnológicas, inclusive com a presença de gigantes como o Google, por exemplo, e diversas opções de lazer, explorando ao máximo a cultura mineira. Belo Horizonte é um grande polo cultural, que pode e deve ser bem investido como uma opção para morar.

3 – Maringá (23º)

Maringá

  • Estado: Paraná
  • População: 342,3 mil habitantes

Embora esteja um pouco longe de Curitiba, Maringá é uma das grandes cidades paranaenses em termos de qualidade de vida. Por si só, ela consegue reunir qualidades tanto nas áreas profissionais, sobretudo em agricultura, moda e tecnologia da computação, como em moradia e educação. E por estar longe dos centros urbanos, também possui seu lado pacato, sendo ótimo para viver.

Gostou das sugestões? Quais cidades no Brasil você indica como as melhores em qualidade de vida? Deixe nos comentários, e vamos aumentar ainda mais essa lista. Até a próxima!

Fontes:

https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/indicadoresminimos/sinteseindicsociais2012/

https://nacoesunidas.org/acao/desenvolvimento/


Equipe Biosom

contato@biosom.com.br