Uma das funções do nosso nariz é limpar o ar que inalamos e desta forma, a maior parte da sujeira e bactérias presentes no ar ficam retidas no muco. Essas partículas, algumas vezes podem acabar irritando o nariz e então ocorre o que chamamos de espirro.
Logo, o espirro é expulsão involuntária que nossas vias respiratórias realizam de qualquer substância estranha em nosso organismo como poeira, ácaros, vírus, entre outros.
1) Como ocorre o espirro?
O nervo chamado trigêmeo é o responsável pelo controle motor de nossa face. Quando este nervo identifica uma irritação, ele envia um sinal ao cérebro que fará com que os músculos das costas e do abdômen se contraiam fazendo com que ocorra uma violenta saída de ar.
Juntamente com este ar, será liberado no espirro um pouco de muco e diversos microorganismos que são responsáveis pela transmissão de diferentes doenças, como a gripe comum.
Mas além da irritação no nariz causada por substâncias estranhas, os espirros também podem ocorrer devido a outros fatores, tais como:
- Inalação de alguns medicamentos ou drogas.
- Gripes e resfriados.
- Inalação de ar muito frio.
- Alergias.
- Lesões e traumas no nariz.
2) Fatos Curiosos Sobre o Espirro
1) Seu espirro pode chegar a 160km/h.
2) O muco expelido repleto de microorganismos pode se espalhar até 8 metros de distância.
3) Quando espirramos ocorre um “reinício biológico” que renova o ambiente das passagens nasais em nosso nariz.
4) É normal dar de dois a três espirros em sequência. Isso ocorre pois muitas vezes apenas um espirro não é o suficiente para eliminar toda a substância irritante presente no muco.
5) Mesmo que não queira e não possa fechar os olhos, como por exemplo se estiver dirigindo, você não terá esta opção. Parte da mensagem enviada ao cérebro para provocar o espirro, também leva a informação para fechar os olhos. A isso chamamos de reflexo involuntário.
6) Não tente sufocar o espirro. Ainda que esteja em uma igreja ou cinema, o melhor a se fazer é liberá-lo sem nenhum receio, pois prendê-lo ou “espirrar para dentro” pode acabar causando ferimentos e até mesmo romper vasos sanguíneos nos olhos e causar ruptura nos tímpanos.
7) O conhecido “saúde” dito a alguém que acabou de espirrar, surgiu em uma antiga crença de que espirrar era um mau presságio, relacionado a graves doenças.
3) Soluções para Conter o Espirro
Existem algumas medidas preventivas para amenizar uma crise de espirros. As principais são as seguintes:
- Manter limpos os locais onde passa a maior parte do dia.
- Utilizar roupas de cama e vestuário com tecidos antialérgicos.
- Higienizar ventiladores e filtros de ar condicionados.
Também é possível realizar alguns truques para frear o espirro quando já está com aquela sensação de que irá espirrar no próximo segundo, como por exemplo:
- Pressionar o lábio superior embaixo do nariz.
- Forçar uma respiração mais profunda pelo nariz.
- Esfregar o nariz rapidamente.
ATENÇÃO: nunca tampe o nariz bloqueando o espirro. Isso pode causar diversos danos, inclusive para a sua audição.
Nos casos onde o espirro é constante no cotidiano de uma pessoa, é indicado que se faça uma consulta médica para avaliar o que vem causando este quadro. O médico poderá solicitar alguns exames e prescrever algum medicamento adequado para a situação e, dependendo, encaminhar o paciente a um especialista.
Veja este programa infantil que explica sobre o espirro (4:16):
Fontes
http://www.webmd.com/allergies/features/11-surprising-sneezing-facts
http://www.everydayhealth.com/allergy-pictures/why-we-sneeze-and-other-fun-facts-about-sneezing.aspx