Hepatite B é causada por vírus que leva há uma infecção no fígado. A doença pode aguda ou crônica e, muitas vezes, não há a presença de sinais. Sua transmissão é através de sangue e fluidos do corpo contaminados que pode levar até a morte. Sua principal prevenção é a vacinação.
Entenda os seguintes termos:
Hepatite B aguda: Na hepatite aguda, seu tempo de duração varia entre 3 a 6 meses. Geralmente seu próprio corpo se encarrega de curar a doença e ajuda em sua recuperação total. Essa fase é crucial e determinante já que após esse tempo a doença se torna crônica.
Hepatite B crônica: Sua duração é acima de seis meses, podendo durar uma vida inteira. Esse estágio pode ser fatal, por isso, há necessidade de acompanhamento médico. Algo comum nesse tipo de hepatite é apresentar sinais somente em estágio muito avançado. Crianças ou recém-nascidos tem maior risco de ser portador da doença crônica.
1) Causas da Hepatite B
A hepatite B é causada pelo vírus VHB ou vírus da hepatite B que pode gerar uma infecção no fígado matando suas células. Esse vírus pode sobreviver pelo menos 7 dias fora do corpo. Sua contaminação se dá pelo contato com outra pessoa infectada onde há um compartilhamento de sangue ou fluidos corporais.
A hepatite B é uma doença contagiosa, mas não se transmite por contato casual como tossir, abraçar ou dividir alguns objetos pessoais. Sua transmissão se dá por contato com sangue infectado e fluidos corporais como:
- Saliva
- Sangue
- Sêmem
- Secreções vaginais
Por isso, é comum que as pessoas que não foram vacinados e pessoas com muitos parceiros sexuais contraírem hepatite B. Essa patologia pode também ser transmitida de mãe para filho durante o parto, o que normalmente leva a doença há um estágio crônico antes dos 5 anos de vida.
Ainda podemos citar que o uso inadequado de seringas e agulhas, como no uso de drogas ilícitas, por exemplo, pode levar a contaminação. Até mesmo no uso da saúde como em procedimentos médicos, odontológicos, aparelhos de barbear e tatuagem podem transmitir o vírus.
2) Quais são os sintomas?
Os sintomas começam a surgir a partir de 30 dias após estar contaminado. Em muitas pessoas não há qualquer manifestação dos sintomas. Porém, os principais sinais relatados são:
- Icterícia ou amarelão
- Fadiga
- Vômitos e náuseas
- Dor no abdômen
- Urina escura
- Dor nas articulações
- Febre
Em casos mais graves pode haver a perda da função dos rins, cirrose, câncer e consequentemente a morte.
Principais complicações
- Cirrose: A infecção causada pela hepatite B pode levar a cicatrizes chamadas de cirrose e afetar o funcionamento do órgão.
- Insuficiência hepática: nesse caso o fígado pára de funcionar.
- Câncer de fígado: é a ocorrência de tumores no órgão.
3) Como diagnosticar?
Por meio de exames de sangue é possível descobrir se há uma infecção por hepatite. Existem vários testes pedidos pelo médico que são capazes de mostrar se a doença é crônica ou aguda. Converse com seu médico sobre quais testes serão feitos para uma maior confirmação da doença.
Principalmente em países pobres o diagnóstico só é feito quando a doença está num estado crítico, o que infelizmente aumenta as chances de fatalidade.
4) Quais são os tratamentos?
Não existe um tratamento para hepatite B, muitas vezes não há a necessidade de tomar medicação. Porém, cuidados básicos nesse caso se mostram úteis, para repor os fluidos perdidos ao vomitar. Algo que deve ser feito em qualquer caso de hepatite é descansar, beber bastante água, comer frutas e vegetais e não consumir álcool.
Com a melhora da saúde, o estado crônico da hepatite pode ser combatido com antivirais. Tal tratamento diminui as chances da doença evoluir para cirrose e câncer de fígado.
Os medicamentos para hepatite B são tenofovir e entecavir. A vantagem do seu consumo é a baixa resistência que podem causar ao longo do tempo. Seu consumo se resume a apenas 1 comprimido por dia, com poucos efeitos colaterais.
Para muitos, o tratamento deixa o vírus num estado inativo sem curá-lo por completo, nesse caso é preciso tomar medicação pela vida inteira. Porém, os dados mostram que em 90% dos casos pessoas adultas obtém a cura do vírus em menos de 1 ano.
5) Como prevenir?
A prevenção se baseia na vacinação adequada. Bebês devem receber a vacina contra a hepatite B, logo depois do seu nascimento num período de 24 horas. As doses são dadas em três vezes para que haja a total proteção.
Lembrando que essa vacina pode ser dada em conjunto com outras como a de tétano, por exemplo. A vacina produz 95% de anticorpos em crianças na fase da amamentação e em adultos. Sua duração é de no mínimo 20 anos não sendo necessário vacinar novamente.
6) Quais sao os fatores de risco?
- Uso de drogas ilícitas
- Transfusão de sangue
- Sexo sem proteção
- Profissionais da saúde que tiveram contato com sangue contaminado
- Pessoas que viajaram para outros países sem ser vacinado
7) Curiosidades
- Dados mostram que a África subsaariana e a Ásia Oriental têm 10% da população infectada.
- No Brasil, a Amazônia tem a maior ocorrência do vírus da hepatite.
- No mundo, 400 milhões de pessoas têm a doença algum tipo de hepatite.
- No Brasil, 15% dos brasileiros sofrem com a hepatite B.
Saiba mais: Saiba Tudo Sobre a Hepatite A
Fontes:
http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/hepatitis-b/basics/definition/con-20022210
http://www.webmd.com/hepatitis/hepb-guide/hepatitis-b-topic-overview