ouvido-absoluto-01

Ouvido Absoluto é a capacidade de identificar qualquer nota musical ou cantar sem um tom de referência. Mas não se limita à música, a pessoa é capaz de identificar tons em qualquer tipo de som, desde barulhos na rua até sons de animais e pessoas. Na parte musical, quem tem ouvido absoluto é capaz de cantar ou tocar quando necessário, mesmo que não saiba a nota da música.

Não apenas músicos têm essa habilidade, qualquer pessoa pode ter o ouvido absoluto. Estima-se que uma pessoa entre dez mil, possui esta característica. Não há uma explicação unânime para este dom. Há linhas de pesquisa que afamam que o ouvido absoluto é herdado geneticamente, outros linhas acham que pode ser desenvolvido com treino diário.

Pessoas que possuem ouvido absoluto tem uma certa dificuldade em compreender a harmonia da música, o acorde é formado por um conjunto de notas e a pessoa que tem essa habilidade, ela apenas ouve notas musicais.

Será possível desligar o ouvido absoluto? A pessoa tem que ficar o dia inteiro ouvindo notas? Com a pessoa se acostumando e treinando a controlar seu ouvido absoluto, é possível apenas utilizá-lo nas horas necessárias.

“O dom não garante a criatividade na composição e nem na genialidade da interpretação. Um músico com ouvido absoluto pode tocar como um robô, técnica não significa expressividade.” Segundo Helen Tucker, professora de música para crianças em Londres.

Estudos feitos por especialistas

Foram feitos exames de ressonância magnética pelo neurologista Steinmetz e seu parceiro Gottfried Schlaug, dentre trinta músicos, onze tinham ouvido absoluto e dezenove não, eles foram comparados com outras trinta pessoas. Chegaram a conclusão que o lobo temporal esquerdo é um pouco maior que o direito, para os músicos a diferença pode chegar a dobrar e pode ser maior ainda para aqueles que têm o ouvido absoluto.

Ninguém desenvolve ouvido absoluto sem estar exposto à música desde cedo. Ser treinado, mesmo que seja ouvindo alguém de sua familia cantar afinado no chuveiro. A Universidade de Nova York, pesquisou 600 pessoas com ouvido absoluto e descobriu que 25% dos seus filhos também têm essa capacidade. A diferença está em aprender entre três e seis anos. No máximo até os nove anos. Diz o psicólogo da Universidade McGill, Daniel Levitin.

 

Acabar com o zumbido no ouvido

Assista o vídeo que explica sobre o ouvido absoluto no Brasil:

Abaixo estão alguns dos músicos famosos que possuem ouvido absoluto:

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Jimi Hendrix

ouvido-absoluto-jimi-hendrix

Foi um guitarrista e cantor americano. Quando ele começou a aprender guitarra não tinha dinheiro para comprar um afinador, então, foi a uma loja de música e apenas tocou as cordas sem apertar nenhuma nota, quando voltou para casa ele conseguiu afinar seu violão. Hendrix no começo de sua carreira, não tinha aprendido a ler partituras. Mas ele conseguia aprender o repertório inteiro de uma banda ouvindo apenas uma única vez.

Wolfgang Amadeus Mozart

ouvido-absoluto-mozart

O compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart também tinha ouvido absoluto, reconhecido na infância como menino progídio, era rigorosamente disciplinado pelo seu pai, um violinista e músico experiente, que largou tudo para se dedicar à educação de seus filhos. Mozart uma vez quando criança, teria exclamado “Sol sustenido!” ao ouvir o guincho de um porco.

Acabar com o zumbido no ouvido

Mariah Carey

ouvido-absoluto-mariah-carey

Em sua infância, ela descobriu que tinha um talento natural para cantar, aos quatro anos de idade ela conseguia cantar exatamente igual ao que ela ouvia.

 

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wolfgang_Amadeus_Mozart
http://classicalmusic.about.com/od/classicalmusic101/p/perfectpitch.htm
http://www.psychologytoday.com/articles/200607/the-mysteries-perfect-pitch
http://super.abril.com.br/saude/ouvido-absoluto-447768.shtml


Equipe Biosom

contato@biosom.com.br